Religiosidade não é parâmetro de fé

Entenda por que existem muitos cumpridores de deveres religiosos presos à vergonha e à humilhação em suas vidas

Imagem de capa - Religiosidade não é parâmetro de fé

Ao longo do tempo, cada vez mais, a religiosidade vem se tornando o parâmetro de “fé” de muitos que se dizem cristãos. No entanto, assim como afirma o Próprio Senhor Jesus (leia Mateus 7.21-23), demonstrar devoção diante dos homens ou realizar obras de caridade, por maiores que sejam, não são suficientes para mover o agir de Deus – e, tampouco, garantem a Salvação Eterna.

Desta forma, muitos “cumpridores de deveres religiosos”, embora sejam assíduos em seus feitos, permanecem presos à vergonha e à humilhação em suas vidas. Veja o exemplo dos discípulos de Jesus: embora seguissem os passos do Deus-Filho, por não possuírem uma crença sólida, isto é, atrelada à obediência ao Senhor, se viam dominados pelas dúvidas e, consequentemente, impedidos de testemunhar o agir do Altíssimo.

“E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” (Mateus 17.18-20)

O que você precisa saber:

As dúvidas não possuem outro papel senão inibir o efeito da fé. Não importa o quanto afirmamos acreditar no Senhor Jesus e no Seu Poder, se manifestarmos em nosso coração a dúvida, nos tornamos incrédulos. E, visto que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6), como é possível alcançarmos o Seu favor sem antes agradá-Lo?

Com isso, o Altíssimo nos instrui a respeito de uma fé inteligente, definida e guiada pela obediência à Sua Palavra: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus 5.37)

Assim, concluímos: se você deseja ter uma fé aprovada por Deus, desfrutar de uma vida abundante nesta Terra e da plenitude na eternidade, não se apoie nas suas obras ou realizações, muitos menos duvide da Sua Palavra. Apegue-se às Suas promessas em obediência e testemunhe a Sua Glória!

Assista à meditação sobre o assunto:

Invista na fé inteligente:

Acompanhe, diariamente, a Meditação Matinal com o Bispo Edir Macedo, no Instagram ou pelo seu canal oficial no YouTube.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock